top of page

RELATO DOS PARTICIPANTES


1. VOCÊ ALCANÇOU AS SUAS METAS DE APRENDIZEGEM? QUAL SEU NÍVEL? 
Minha experiência foi ótima, melhorei a pronúncia de algumas palavras, aprendi sobre a cultura americana e pratiquei minha escrita. Meu nível é C1.

2. VOCÊ RECOMENTARIA O TELETANDEM?
Essa é uma oportunidade única para aprender sobre uma cultura, para perder o medo de errar ao falar, para aprender novas palavras e para fazer novos amigos! Todos deveriam tentar. 
                                                      LUISA FACINCANI CAMACHO – UNESP/UGA

1. VOCÊ ALCANÇOU AS SUAS METAS DE APRENDIZAGEM? QUAL SEU NÍVEL?
Minha experiência no Teletandem foi extremamente positiva. Apesar de todos os problemas técnicos e desencontros com meu parceiro, minhas expectativas foram superadas. Sinto que contribuiu bastante para minha capacidade de ouvir e, principalmente, para minha capacidade de formular frases concretas e corretas sobre assuntos. Principalmente, sobre assuntos mais abstratos como diferenças culturais, ideologias políticas e emoções. Meus objetivos foram voltado ao autoconhecimento para identificar como estavam minha compreensão e minha fala. Sendo assim, meus objetivos foram alcançados. Inclusive, acredito que o Teletandem colaborou bastante para melhorar essas habilidades e a perceber que, como eu nunca fiz inglês fora da escola, é interessante eu fazer aulas para aprender a gramática e a língua culta. Eu diria que meu nível de proficiência em inglês hoje é B2.
2. VOCÊ RECOMENDARIA O TELETANDEM?
Recomendo de olhos fechados! O Teletandem é uma ótima oportunidade para criar conexões com pessoas de outros lugares do mundo e para desenvolver a capacidade de interagir bem com culturas diferentes da sua. Além disso, é um jeito muito massa de relaxar, rir e aprender mais sobre as pessoas com perspectivas distintas. É 30 minutos na sua língua e outros 30 na língua que você quer aprender. 60 minutos que você nem vê passar. É uma experiência muito enriquecedora. Ah, e o Teletandem é bem dahora para aprender uma nova língua gratuitamente e sem sair da facul. :)
                                                                                               MIGUEL BONATO TORQUATO – IBILCE/TULANE

1. VOCÊ ALCANÇOU AS SUAS METAS DE APRENDIZAGEM? QUAL SEU NÍVEL?
O teletandem me ajudou a ter mais confiança em falar inglês e ter mais contato com a língua através de um nativo. Me ajudou a identificar os pontos que estão falhos na minha comunicação em inglês e assim poder estudar mais focada nos pontos em que devo melhorar. Além de poder ter conversamos sobre a cultura e costumes ingleses e assim soube muitas informações sobre o país. Consegui perceber que consigo entender muito claro o que o nativo me falava mas tive dificuldades em responder, embora a conversa fluísse, preciso melhorar a minha comunicação.
2. VOCÊ RECOMENTARIA O TELETANDEM?
 Com certeza, eu recomendaria e recomendo! Diria a eles que a experiência é magnifica e que só participando para saber o quão diferente é, e o quão magnífico é ter essa oportunidade, onde não só passamos um período estudando inglês, mas como adquirimos um amigo para nos auxiliar na compreensão e no aprendizado da língua estrangeira. 

                                                                           LÍGIA KATIERY DA COSTA DIAS – IBILCE/YALE

1.  VOCÊ ALCANÇOU AS SUAS METAS DE APRENDIZAGEM?
Teletandem me fez sair da zona de conforto. A cada semana eu sabia que teria uma hora de interação em outra língua, então precisava buscar assuntos novos e organizar a melhor maneira de comentá-los em outra língua. Meu nível de proficiência é B1 e tenho certeza que depois das interações consegui aperfeiçoar mais.
2. VOCÊ RECOMENTARIA O TELETANDEM?
Sim! Que o crescimento é imenso, tanto na língua que você vai conversar, como na maneira de se expressar. Além de que aprendemos a perder a vergonha também. 
                                                        LARISSA ZANA DI DONÉ – IBILCE/ESSEX

1.  VOCÊ ALCANÇOU AS SUAS METAS DE APRENDIZAGEM? QUAL SEU NÍVEL?

A experiência é muito positiva, pois eu posso praticar a língua estrangeira de uma maneira que não posso sem estar nas interações. Estar junto a uma pessoa disposta a ouvir e conversar, além de auxiliá-lo em dúvidas, não há um projeto melhor no quesito ensino do que o teletandem, por isso que sempre procuro participar do projeto, percebo uma evolução em mim quanto falante e isto me deixa muito satisfeito. Meu nível de proficiência é B1.
2. VOCÊ RECOMENTARIA O TELETANDEM? 
Acho incrível a experiência que o Teletandem proporciona. Poder conversar com um estrangeiro e trocar conhecimentos com ele é algo simples e enriquecedor. Os dois se ajudam e juntos aprendem e ensinam.

                                                        JOSÉ VICTOR DE SOUZA – IBILCE/HARVARD
 

bottom of page